Meu Mac parou de copiar arquivos para o cartão SD e não me deixa formatá-lo. Eis a solução.

Não sei exatamente quando isso aconteceu. Se não me falha a memória comecei a ter problemas com os cartões de memória SD ainda no Mountain Lion, após algumas atualizações que a Apple soltou.

O que acontece? Depois dessas atualizações no Moutain Lion e o Mavericks, o sistema operacional começou a detectar os cartões de memória como se fossem uma partição do HD formatada em NTFS (padrão Windows), mesmo estes formatados em FAT. Dessa forma, não é possível inserir arquivos no cartão, nem renomear, nem excluir arquivos. Não se pode fazer nada! A única diferença para um HD externo formatado em NTFS é que nem formatar o cartão SD se consegue. O Mac deixa a opção de formatação desabilitada como na imagem abaixo.

disk_utility

A princípio achei que fosse problema do hardware do Macbook ou até mesmo o cartão danificado, mas depois de analisar com calma, ficou claro que o problema estava em outro lugar, afinal, no Windows eu conseguia fazer tudo o que queria no cartão e no Mac, apesar das limitações, eu ainda conseguia ter acesso aos arquivos.

Após muita pesquisa e depois de quase entrar em desespero por achar que tinha gastado dinheiro em vão com os cartões de memória, eis que surge a luz no fim do túnel.

No fórum que Apple mantém no seu site, um usuário chamado Littlefeet deu a dica que vou repassar aqui agora e que com certeza vai ajudar muita gente que está enfrentando o mesmo problema que eu estava até ontem.

É um negócio bem besta, mas a culpa é exclusivamente da Apple!

Estão vendo a imagem do cartão ai embaixo? Todo cartão SD vem com essa chave que está marcada. Ela serve para bloquear/desbloquear o cartão para evitar a exclusão dos arquivos. Isso é bem inútil, porque é só mudar a posição. Mas enfim. O segredo está nessa chave bem ai.

cartao_sd02

Se ela estiver para o lado de “bloqueado”, óbvio que você não vai conseguir fazer nada no cartão, mas se ela estiver para o lado de “desbloqueado”, você também não vai conseguir fazer nada no cartão. Pelo menos não nos Macs.

O que se deve fazer é colocar essa chave entre bloqueado e desbloqueado. Não é exatamente no meio, é um pouco mais para o lado do desbloqueado. Fazendo isso o cartão de memória volta a funcionar perfeitamente nos Macs e você pode voltar a colocar arquivos no cartão, excluir, modificar e fazer o que mais quiser.

cartao_sd01

Sinceramente não sei o que se passa na Apple. Antes as coisas “simplesmente funcionavam”, agora o Mac OS está se tornando um Linux da vida. Temos que fazer gambiarras e mais gambiarras para que as coisas funcionem como deveriam funcionar.

Estou começando a sentir um pouco de saudades do Windows.

 

Texto republicado devido a transferência de servidor

7 comentários sobre “Meu Mac parou de copiar arquivos para o cartão SD e não me deixa formatá-lo. Eis a solução.

  1. Samuel disse:

    Lendo a matéria pensei: será que essa gambiarra funciona mesmo?
    Fiquei bobo quando vi que realmente deu certo. Muito obrigado pela dica, me salvou!

Deixe uma resposta